quarta-feira, 4 de abril de 2012

Congresso Brasil 2012 d.C - VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião - Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global

Congresso Brasil 2012 d.C - VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião - Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – University of Oxford, 2-4 outubro de 2012
Rio de Janeiro, Brazil

O Ian Ramsey Centre for Science and Religion da Universidade de Oxford, unindo forças com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro organizarão o VII Congresso Latino-Americano sobre ciência e Religião: “Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global”.

O VII Congresso Latino-Americano será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brasil. Será patrocinado pela Fundação Decyr, o instituto CECIR (UPAEP) e apoiado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PUC SP, Brasil) e de Teologia (PUC-Rio). Este congresso é parte de uma longa tradição de congressos sobre o tema que começou em Puebla, México, em 2002, com o I Congresso Latino-Americano: Ciência e Religião, uma Nova Cultura de Colaboração, organizado pela Fundação Decyr e o Instituto Cecir. Esta tradição continuou com congressos na Argentina, México e Cuba. Veja os congressos passados.

A América Latina apresenta uma perspectiva única no âmbito do diálogo internacional sobre as relações entre ciência e religião. Não só é uma região geográfica rica em tradições religiosas, mas também é onde as perspectivas acadêmicas continental e anglo-saxã se encontram, proporcionando soluções originais para problemas regionais e globais.

A complexidade inerente encontrada nas relações entre ciência e religião historicamente tem sido estudada a partir de uma destas perspectivas, mas muito poucas vezes a partir de um abordagem que complementa as duas tradições. Este é o tipo de abordagen que se poderia esperar de estudiosos latino-americanos, oferecendo novos modos de investigar estas questões. As 'Grandes Questões' que geralmente são discutidas sobre a relação supracitada incluem tópicos difíceis e variados como, por exemplo, a origem do universo e da vida, a possibilidade e modalidade da ação de Deus no mundo, a capacidade da ciência para explicar a liberdade humana, a especificidade da pessoa humana, entre outros.

Entre os convidados internacionais do VII Congresso Latino-Americano que aceitaram participar, encontram-se: Prof. Peter Harrison (Research Professor and Director of the Centre of the History of European Discourses, University of Queensland, Australia), Prof. Ronald Numbers (Hilldale and William Coleman Professor of the History of Science and Medicine, University of Wisconsin–Madison, US), Prof. Marcelo Gleiser (Appleton Professor of Natural Philosophy and Professor of Physics and Astronomy, Dartmouth College) and Dr. Andrew Pinsent (Ian Ramsey Centre, University of Oxford).

O VII Congresso Latino-Americano: Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global convoca a acadêmicos de todas as ciências, filósofos, teólogos, historiadores, antropólogos, educadores, etc., para enviar resumos de documentos com no máximo 350 palavras para avaliação, oferecendo exposições não superiores a 20 minutos com 10 minutos de discussão. As perspectivas e abordagens que propiciam o envolvimento com as grandes questões do universo e com um novo diálogo entre ciência-religião são múltiplas e se convida especialmente a apresentação de novos métodos para facilitar e iluminar tal diálogo.

A Comissão acadêmica do Congresso convoca, por conseguinte, exposições em qualquer uma das seguintes áreas:

História, Filosofia e Sociologia do Diálogo Ciência-Religião
Teologia e Ciência Contemporânea
Antropologia: o problema da pessoa
Religiões e Cosmovisões Nativas Prehispânicas e a Ciência Contemporânea
Filosofia da Religião e Ciência Contemporânea
Psicologia e Religião
Ciências Cognitivas da Religião
Ateísmo, Religião e Ciência
Emergência e Complexidade
Educação em Ciência e Religião

O VII Congresso Latino-Americano: Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global será realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Brazil.

Os idiomas da conferência serão o Português, Castelhano e Inglês.

O prazo máximo para o envio dos resumo é 30 de junho, 2012 (anexar breve CV). Enviar a latin.america@theology.ox.ac.ukEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

O VII Congresso Latino-Americano sobre Ciência e Religião: Perspectivas Latino-Americanas – Diálogo Global é possível graças à generosidade da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, como instituição anfitriã. O Congresso aprecia igualmente o generoso patrocínio da Fundação John Templeton. As opiniões expressas pelos participantes são próprias e não refletem necessariamente o ponto de vista dos patrocinadores e os organizadores do congresso.

Comissão Acadêmica:

Dr. Eduardo Rodrigues da Cruz (PUC-SP, Brasil)
Dr. Luís Corrêa Lima (PUC-Rio, Brasil)
Dr. Abimar Oliveira de Moraes (PUC-Rio, Brasil)
Dr. Dalton Luiz de Paula Ramos (USP, Brasil)
Dr. Andrew Pinsent (Oxford)
Dr. Ignacio Silva (Oxford)
Dr. Alexander Moreira-Almeida (UFJF, Brasil)
Dr. Charbel Nino El-Hani (UFBA, Brasil)
Dr. Antônio Augusto Passos Videira (UERJ, Brasil)
Dr. Rafael Vicuña (U Catolica, Chile)
Dr. Lucio Florio (U Catolica, Argentina)
Dr. Eugenio Urrutía Albisúa (UPAEP, México)

Comitê Organizador:

Dr. Eduardo Cruz (Brasil)
Dr. Luís Corrêa Lima (Brasil)
Dr. Abimar Oliveira de Moraes (Brasil)
Dr. Andrew Pinsent (Oxford)
Dr. Ignacio Silva (Oxford)
Dr. Alexander Moreira-Almeida (Brasil)
Dr. Lucio Florio (Argentina)
Dr. Eugenio Urrutía Albisúa (México)
Dr. Pablo A. Zunino (Brasil)
Frederik Moreira dos Santos (Brasil)

Fonte: http://www.cyral.org/pt/congressos/49-brazil-conference-2012

Divulgação: http://metodologiadoestudo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário